Empresa em casa: organize as finanças para obter bons resultados

Nos últimos anos tornou- se comum trabalhar em casa, isso devido ao cenário que o mundo esteve por conta do covid 19. As pessoas passaram a se adequar a novos meios de executar suas tarefas diárias. 

A pandemia fez aumentar a crise econômica no país, devido a isso o Brasil registrou 3,9 milhões de novos empreendimentos formalizados como micro empresas e empresas de pequeno porte de acordo com estudo divulgado pelo Global Entrepreneurship Monitor , o crescimento foi de 19,8% comparado com o ano de 2020.

Muitas dessas empresas funcionam dentro de casa pois foi a opção de muitos microempreendedores. O grande desafio é conseguir organizar as finanças de modo adequado. É ideal saber separar as despesas como por exemplo o gasto com eletricidade, essa é uma conta que terá alterações independente do nicho do seu negócio. 

O gasto com eletricidade é apenas um dos aspectos que o empreendedor deve levar em consideração, é importante ter um planejamento também no consumo de internet, telefonia e até mesmo alimentação. Por isso, definir as estratégias deve ser o ponto inicial para economizar e ter sucesso no seu negócio. 

Antes de abrir a sua empresa é necessário saber se é possível realizar suas atividades em casa, uma vez que não são todas que possuem essa opção. Para não ter problemas burocráticos futuramente deve-se consultar a prefeitura de sua cidade, se atentar também sobre a documentação é coisa que precisa ser feito, ter registro na Junta Nacional ou MEI (Micro Empreendedor Individual). 

Ter sua própria empresa funcionando em casa pode parecer desafiador, mas ao mesmo tempo é gratificante. Ter um plano de negócio irá fazer as coisas funcionarem de maneira mais fácil. 

Se  está começando agora e todos os passos dependerem apenas de você é necessário traçar alguns caminhos:

Abra uma conta para a empresa 

É fundamental que a conta da empresa seja separada da conta pessoal, principalmente se você tiver um sócio. A princípio pode não parecer um problema utilizar a mesma conta, mas conforme as movimentações forem crescendo isso poderá te atrapalhar. 

Uma opção para quem possui CNPJ é abrir uma conta utilizando o mesmo, muitos bancos dão muitos benefícios para as contas jurídicas, o que pode ser muito positivo para o seu negócio. 

Organize os gastos separadamente 

Separar os gastos fixos das variáveis é necessário para qualquer tipo de empreendimento, mesmo os negócios de grande porte precisam se atentar a isso. Essas despesas não têm relação com possíveis lucros. Esses gastos costumam ser uma grande preocupação para as empresas de modo geral.

Custos não esperados podem prejudicar o controle das despesas, podendo causar prejuízos e até mesmo instabilidade.

 Estruture os custos e o lucro 

A falta de planejamento pode acabar sendo o principal motivo de muitas empresas não darem certo. Ter o controle que seja em tabela ou até mesmo em um caderno é o grande passo para seu negócio se desenvolver. Obter as metas de lucros que a empresa precisa alcançar é uma ótima estratégia. Hoje existem diversas ferramentas para isso que podem ser aplicadas sem complicações. 

Procurar sempre formas de economizar sem que seu produto perca a qualidade é um ponto a se avaliar.

Abrir sua própria empresa no conforto de casa é uma ótima alternativa para quem busca a independência financeira, organizar as finanças e ter uma estratégia formada irá alavancar o seu negócio.

Conheça a Automatize