IOT para sua fazenda

O mundo em que vivemos está sendo modificado consideravelmente, e a grande responsável por isso é a “famosa” Internet das Coisas, como exemplo disso temos: cidades inteligentes, veículos conectados e indústrias cada dia mais avançadas. Esses avanços que a tecnologia nos proporciona faz com que tenhamos que modificar o meio pelo qual trabalhamos. Dessa forma, aplicar IOT na agricultura deixou de ser apenas uma tendência, passou a ser uma necessidade.

Com o aumento da população global, se faz necessário que, para alimentar essa quantidade de pessoas as indústria agrícola deve adotar a IOT para aumentar a eficácia nos processo, reduzir custos e claro aumentar a produção.

Como funciona a agricultura inteligente?

 

São dispositivos e sensores que oferecem ao produtor flexibilidade em monitorar parâmetros importantes e controlar operações críticas da sua fazenda. Estes sensores permitem o monitoramento de condições do solo, clima, radiação solar, temperatura do solo, umidade do solo, velocidade do vento e etc. Ou seja, esse dispositivo permite uma infinidade de funcionalidades, estas são apenas algumas funções desse sistema tão revolucionário.

Este sistema intensivo  de alta tecnologia permite que os agricultores monitorem as condições de campo de qualquer lugar em que estejam, além de ter uma melhor gestão dos recursos naturais. 

Os dispositivos ajudam e permitem acompanhar com precisão instantânea as condições de armazenagem dos grãos, passando desde à temperatura , umidade e à qualidade do ar e prevenção de perda de estoque. Os sensores conectados no painel de controle da fazenda trazem informações para correção e mantém os produtos com ótima qualidade. 

Essa tecnologia é uma forma também de enfrentar desafios de condições climáticas extremas, aumento das mudanças climáticas e o impacto ambiental resultante da prática  agrícola. 

Mas atenção, o uso dessa tecnologia não deve ser focado em apenas ter esse sistema tão incrível, mas sim para auxiliar as decisões de manejo que irão aumentar a produtividade e rentabilidade.

Aqui na Azulton, conectamos clima e solo para que você agricultor tenha a melhor proficiência em seu trabalho. 

Conheça a Automatize