NFT: entenda o que é e como funciona

NFT: entenda o que é e como funciona 

 

NFT é a sigla para non fungible token que em português significa token não fungível. Essa tecnologia vem sendo muito citada nos últimos tempos, podendo ser um pouco confusa, por isso é importante entender como ela funciona.

Ele é um ativo digital que representa um bem exclusivo, funciona como uma espécie de certificado que precisa ser determinado pelo blockchain, estabelecendo a originalidade que vai garantir que um item tenha propriedade digital  única, ou seja, define a exclusividade de  determinados bens digitais. Para entender melhor, é como se algo digital não tivesse nenhum valor mas possui uma cifra. 

Um bom exemplo de NFT são os memes que nos últimos tempos passaram a ser vendidos nas redes sociais. A parte curiosa é que os memes, via de regras, são livres para o uso, e a compra deste item digital faz com que você seja proprietário dele . Pode ser, portanto, qualquer item digital atrelado ao NFT, uma foto, música, mensagem, qualquer postagem em uma rede social e etc. 

Isso faz com que esse mercado cresça, pois atrai diversos compradores e colecionadores que investem seus dinheiros para obtenção desses ativos digitais, uma vez que ele se tornou único e escasso.

A tecnologia que permite a realização do NFT- o blockchain. Esse termo se refere a banco de dados em uma rede de computadores. Os computadores individuais são os nodes, que simbolizam voluntários das redes, esses são responsáveis em registrar e validar as transações que usam o NFT e garantir a autenticidade. 

Quando o usuário realizar alguma operação no blockchain, serão organizadas em blocos, mas antes de adicionar novas informações os nodes precisam fazer uma verificação e confirmar a autenticidade. Tudo isso é protegido por criptografia, a ERC- 721 da rede Ethereum. É o único modelo que permite a criação do NFT.

Para criar um NFT você precisa ser dono de um bem digital e ter uma carteira compatível com a criptografia da rede Ethereum, depositar uma quantia em criptomoeda que pode variar entre US $70 e US $200. É necessário também autorizar essa conexão com algum meio de intermediação, depois iniciar o processo de criação dos artigos como NFT para vendê-los de maneira individual ou como coleção. Feito isso basta entrar na plataforma e esperar que seu NFT esteja pronto para a comercialização.

Conheça a Automatize