Entenda o que é o metaverso

A algum tempo se ouve falar sobre metaverso, isso porque o facebook anunciou há pouco tempo que mudaria o nome para meta. Essa é uma tecnologia que vem sendo desenvolvida e estudada a muito tempo, e hoje é uma realidade não muito distante. Mas você sabe o que significa e como esse conceito muda o mundo da tecnologia?

Metaverso significa espaço ou ambiente da realidade virtual podendo haver interação entre os usuários, podendo ser entendido como uma vivência em um espaço virtual com influências reais. Através dele as pessoas poderão interagir e realizar diversas atividades entre si em tempo real.

A promessa de dar novos contornos na comunicação humana chamou a atenção de grandes empresas que passaram a investir nessa nova tecnologia. A Microsoft e a Roblox foram uma das que estão trabalhando nesse conceito para que em um futuro próximo as pessoas possam não só observar conteúdos, mas sim estar dentro deles. 

De acordo com o professor de publicidade e propaganda da USP, Luli Radfahrer, esse conceito de realidade virtual foi um termo que surgiu em 1980  de acordo com a literatura cyberpunk como o livro “Snow crash” que representava essa realidade paralela. O metaverso tem por finalidade passar algo não real mas que possua a sensação da realidade. 

Muitos jogos de videogame utilizam esse conceito e isso varia pelo nível de imersão. De acordo com Radfahrer, “quando a internet se popularizou na década de 1990, existiam várias tecnologias que, em teoria, permitiram o metaverso, em especial voltado para realidade virtual, criação de espaços 3D, mas não deu certo. No começo do século 21 teve o (jogo) Second Life, muitas empresas gastaram fortunas para estar nele, e era um metaverso, se vendia como, mas não emplacou”.

Para que seja possível utilizar esse sistemas, todas as plataformas devem estar conectadas entre si. Para explicar melhor, suponha que você tenha um avatar no metaverso da meta, esse avatar assisti a uma sessão de cinema e, ao sair, ele compra um livro, tudo virtualmente. O bilhete o livro, assim como todas as outras coisas, são pagas com criptomoedas. Quando esse avatar entrar no Roblox, um amigo virtual pede esse livro digital emprestado, e você empresta. Quando passar de uma plataforma para a outra, do facebook para o Roblox tudo deve ser mantido, uma vez que os sistemas se conectem.

Mesmo sendo um grande avanço da tecnologia, o metaverso ainda precisará passar por muitas mudanças e adaptações para que ele vire uma realidade. A principal mudança está ligada a internet, para que esse sistema funcione adequadamente será necessário uma conexão rápida. O que utilizamos atualmente (4G) não é possível nos deixar conectados com todas as plataformas de realidade aumentada e virtual, afinal será acessada muitas vezes por usuários distintos. 

Alguns especialistas em tecnologia, acreditam que o Brasil já está preparado para essas inovações a partir da atualização em alguns aspectos como a própria internet. Para Ohmar Tacla “ainda não estamos em um nível muito avançado, o equipamento tem o mesmo nível de processamento de um celular, então o gráfico não é muito realista”. Acredita-se ainda que a tecnologia 5G faria toda a diferença para ser possível a utilização do metaverso. 

Conheça a Automatize